Saúde amplia oferta de leitos para pacientes com covid-19


Ativação de leitos tem ocorrido conforme o aumento da demanda

 

HUMBERTO LEITE, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF | EDIÇÃO: MARGARETH LOURENÇO | REVISÃO: JULIANA SAMPAIO

 

A Secretaria de Saúde acelerou a mobilização de novos leitos para tratamento de pacientes contaminados com a covid-19. Já foram viabilizadas vagas no Hospital Regional de Samambaia, de Sobradinho e do Gama. O novo Hospital da Cidade do Sol, localizado na Região Administrativa do Pôr do Sol, também já recebeu seus primeiros pacientes.

 

A nova unidade conta agora com 20 leitos de enfermaria. O plano é chegar a 40 leitos de enfermaria e 20 de UCI – Unidade de Cuidados Intermediários. “Além de nos ajudar neste momento, vai ficar como um legado”, afirmou o gestor da pasta, general Manoel Pafiadache, durante coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (27).

 

Saúde amplia oferta de leitos COVID – Foto: Sandro Araujo, da Agência Saúde DF

 

Neste momento, estão ativos 74 leitos de UTI covid, 30 de UCI covid e 105 de enfermaria, todos específicos para o tratamento da covid. De acordo com o secretário, o índice de ocupação é alto porque a ativação de novos leitos ocorre conforme o aumento da demanda.

 

O plano de mobilização prevê ainda unidades nos hospitais da rede pública, além da contratação de leitos no Hospital da Polícia Militar. Os próximos passos são a ativação de 10 leitos no Hospital da Criança e na estrutura acoplada ao Hospital de Samambaia, que, com exceção da maternidade, passou a estar dedicado ao tratamento da doença.

 

Há também um esforço para garantir a rápida disponibilização dos leitos após a alta de um paciente e o uso dos leitos contratados na rede privada. “É um momento de muito trabalho e união de todos”, afirmou o secretário.

 

Saúde amplia oferta de leitos COVID – Foto: Sandro Araujo, da Agência Saúde DF



Source link

Similar Articles

Comments

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Advertismentspot_img

Instagram

Most Popular