Fake News: tweet de Lula sobre cortar benefícios de igrejas é falso


Fake News
Fake News (notícia falsa)

É falso que o perfil do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenha publicado no Twitter um post em que afirma que vai cortar benefícios de igrejas, além de obrigá-las a pagar uma “dívida histórica” e “casar gays”. Trata-se de uma montagem com uma declaração inventada e atribuída ao petista.

O texto diz: “Todo apoio ao vereador de Curitiba Renato Freitas No nosso governo igreja vai ter seus beneficios cortados, vão pagar imposto e uma taxa de divida histórica pelo tempo da escravidão Tambem serão obrigados a casar gays No Brasil ninguém vai mandar mais que nosso governo, nem Deus”

A montagem contém elementos indicativos de que não houve um post assim na conta oficial do ex-presidente no Twitter. O conteúdo tem erros de português e apresenta uma linguagem muito diferente das outras publicações do petista. Também não há indicação da data e do horário da suposta publicação.

Além disso, não há qualquer sinal de que o perfil de Lula tenha feito alguma publicação com este teor. O Twitter do petista tem mais de 3 milhões de seguidores, e não foi possível encontrar qualquer reação a um post do tipo.

A assessoria de imprensa do ex-presidente negou que ele tenha feito a publicação. “Este tuíte não existe e o ex-presidente Lula sempre respeitou a liberdade religiosa”, afirmou, em nota.

A desinformação também associa Lula a um episódio envolvendo o vereador Renato Freitas (PT), de Curitiba, no sábado (5). Freitas participou de um protesto contra o racismo que invadiu uma igreja católica da cidade.

A falsa fala de Lula faria parte, de acordo com a montagem, de uma suposta declaração de apoio do ex-presidente ao vereador.

Com informações de Agência Lupa e UOL






Source link

Similar Articles

Comments

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Advertismentspot_img

Instagram

Most Popular